A TAL MOSTRA GRAMPO


A Editora AMEOPOEMA e a Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP tem o prazer de anunciar e convidar a todos os interessados para as atividades da 5ª Mostra Grampo de Fanzines e Publicações Independentes.

A Mostra Grampo é resultado de uma série de estudos sobre a inserção de Fanzines no ambiente de ensino-aprendizagem, iniciativa pautada na pesquisa e documentação de acervos da memória das publicações independentes no Brasil, não se esquecendo de fomentar novas fontes.

Nesta edição realizada na cidade de Ouro Preto (MG), a convite da coordenação da Sextas Abertas, encontro de artes da FAOP, a Mostra Grampo reúne publicadores, coletivos criativos, pequenas editoras com seus Fanzines especiais, HQs (histórias em quadrinhos), dentre outras artes gráficas em suportes diversos.
Oficinas, bate-papos e lançamentos literários também estão contemplados nesta programação. 


Tá, mas o que é FANZINE?
Fanzine é uma publicação independente, geralmente impressa em copiadoras e distribuída de forma alternativa, ou seja, de mão em mão, via correio ou em espaços culturais. Pode ser feito por qualquer pessoa que tenha iniciativa, e vontade de colocar arte e/ou informações para circular.
Para quem nunca ouviu falar sobre fanzines, pode imaginar que é algo recente, mas sua história é antiga.
Há várias versões de seu surgimento, mas a mais aceitável data da década de 1930, época em que os
fãs de ficção científica adotaram os então “boletins” como forma para promover trocas de cartas entre os aficcionados, além de divulgar teorias e pesquisas sobre personagens das séries de ficção.
No Brasil os fanzines começaram a aparecer três décadas depois com “Ficção” de Edson Rontani, considerado o primeiro fanzine brasileiro. Também conhecidos como zines, ganharam mais popularidade na segunda metade da década de 1970, com o surgimento do movimento punk que, com o lema do “faça você mesmo” (do inglês “do it yourself”), tinha o fanzine como propagador das ideias e ideais do movimento. Em um fanzine cabe qualquer coisa.


Algumas atividades propostas para a Mostra desse ano:

Exposição de material recebido via correios.
A ideia é exibir durante um certo período de tempo o que estamos produzindo, objetivando mostrar o quanto é fácil produzir um material impresso, salientando a importância desse material na formação intelectual de crianças e até mesmo, de adultos, além de brindar os produtores de fanzines com essa homenagem. Olhar o Fanzine como um objeto de arte com praticidade e ao alcance de todos
Oficinas de fanzine para crianças e adultos.
A autopublicação é a essência da Oficina de zine. Para além da produção de conteúdo gráfico e literário, a atividade apresenta maneiras criativas e autônomas de difusão de ideias. Os zines também conhecidos como fanzines, publicações produzidas com baixo custo, pequena tiragem e grande potencial de comunicação.
Troca de ideias com produtores nacionais de Fanzine.
Sessão cinema com filmes que debatem e propõe um novo olhar sobre o uso do fanzine em sala de aula.
A sessão de filmes sobre Fanzine vem para mostrar que não estamos sozinhos nesse mundo, e que se unirmos forças e vontades a produção pode ganhar mais vigor e valorização dessa história.
Feira livre de Fanzines e produções independentes.
            A Feira é a oportunidade de conhecermos uns aos outros e interagirmos com as inúmeras possibilidades de criação de Fanzines. A ideia central da feira não é somente a venda de produtos e sim um olhar mais aguçado sobre o trabalho de outros fanzineiros: é a possibilidade do intercâmbio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário